Prêmio Osmundo Pontes de Literatura

Estão abertas até a próxima sexta-feira (10) as inscrições para o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, que estão sendo realizadas na sede da Academia Cearense de Letras (ACL). Os interessados devem levar cinco livros impressos e inéditos de sua autoria, sob pseudônimo, nas categorias romance, conto ou ensaio. Podem participar os escritores cearenses ou radicados no Ceará. Os vencedores terão direito à publicação da obra e receberão prêmio em dinheiro.
A entrega da premiação, que está em sua 17ª edição, ocorrerá em quatro de novembro, data em que o escritor Osmundo Pontes faria 94 anos. O concurso literário conta com a chancela da ACL e parceria da Sociedade das Amigas do Livro (SAL), que tem como membro a viúva de Osmundo Pontes, Cybele Pontes. “O prêmio foi elaborado de acordo com a vontade do Osmundo (Pontes) e é uma forma de reconhecer os escritores cearenses e incentivar aqueles que desejam crescer na área literária”, afirma.
A premiação, tradicional e reconhecida no meio literário cearense, acontece desde 1995, a cada dois anos, já tendo premiado os escritores como Tércia Montenegro Lemos, Fernando Antonio Siqueira Pinheiro, Cleudeane de Oliveira Aragão, Angela Gutierrez e Raymundo Netto. 
“Tive o prazer de ser um dos agraciados pelo Prêmio Osmundo Pontes, o que me garantiu a publicação de Os Acangapebas, de contos. A promoção desse prêmio, um dos mais tradicionais do Ceará, sob a chancela da Academia Cearense de Letras, é um estímulo à produção literária cearense. Espero que, em contrapartida à iniciativa, os nossos autores tirem das gavetas os seus trabalhos e se encorajem a participar”, aconselha o escritor Raymundo Netto. 
Os interessados em concorrer à premiação nesta 17ª edição podem acessar o regulamento no site http://www.sallivros.com/
Confira os ganhadores do 16º Prêmio Osmundo Pontes:
Categoria Ensaio
Obra: Dívidas feitas de terra, mar e palavra.
Autoria: Cleudene de Oliveira Aragão.
Categoria Conto:
Obra: Os Sinos da Encarnação.
Autoria: Angela Gutierrez
Categoria Romance
Obra: Os Acangapebas
Autoria: Raymundo Neto.
Quem foi Osmundo Pontes?
Francisco Osmundo Pontes, filho de José Manassés Pontes e de Maria Sabino Pontes, nasceu em Rio Purus, no Amazonas, no dia 4 de novembro de 1920. Desde criança residiu no Ceará, onde concluiu o curso de Bacharel em Direito (Faculdade de Direito do Ceará) em 1945. Jornalista, fundou e dirigiu a Revista Contemporânea e o jornal Diário da Tarde, além de ter sido colaborador de vários outros periódicos (Correio do Ceará, O Povo e O Dia, de Teresina-PI). Foi diretor do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda do Governo do Estado do Ceará e Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, do qual foi presidente por três vezes. Membro efetivo da Academia Cearense de Retórica e do Conselho Estadual de Cultura, Osmundo Pontes teve as seguintes obras publicadas: Notícia Histórica de Massapê (1945), Portugal e Outras Pátrias (1986), China: Homem e Paisagem (1988) e Portugal dos Meus Amores (1989).
Serviço: Inscrições para Prêmio Osmundo Pontes
Período: Até 10 de outubro
Academia Cearense de Letras - Rua do Rosário, 01, Centro, Fortaleza (CE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

Futricas Fortalezenses