Na Vila das Artes



Durante setembro, a Vila das Artes, com o patrocínio da Petrobras, apresenta a mostra “Mestres do Cinema Asiático”. Realizada pelo Cineclube 24 Quadros, a mostra abrange as principais obras da cinematografia asiática, que vão desde o cinema samurai de Akira Kurosawa às animações baseadas em mangás. As exibições acontecerão sempre às sextas-feiras, no horário de 18h30, no auditório da Vila.
A mostra Mestres do Cinema Asiático homenageia o diretor japonês Kenji Mizoguchi que há exatos 60 anos, precisamente no dia 24 de agosto de 1956, falecia precocemente aos 58 anos. Homenageando esse grande mestre da cultura oriental, o Cineclube 24 Quadros fará um passeio por algumas das principais obras da cinematografia asiática.
Responsável pela criação da mostra, o japonês Kenji Mizoguchi teve uma carreira extraordinária, iniciada ainda no período do cinema mudo tinha como foco principal as tragédias femininas, o que o levou a realizar uma série de melodramas sobre a condição da mulher nipônica, entre nobres infelizes, gueixas revoltadas e camponesas dedicadas à famílias.
Na última década de vida, o cineasta apurou ainda mais o seu estilo cinematográfico, trabalhando o plano-sequência e os enquadramentos com uma sensibilidade jamais igualada na história do cinema. Suas dezenas de obras primas no currículo, o transformaram no maior cineasta da história do Japão.
Abrindo a programação, no dia 02/09, tem o filme Rashomon (foto), dirigido por Akira Kurosawa, em seguida, no dia 09/09, é a vez de O Intendente Sansho, de Kenji Mizoguchi.Operação Dragão, estrelado por Bruce Lee e dirigido por Robert Clouse, é o filme da semana seguinte, exibido no dia 16/09. Na penúltima sessão, dia 23/09, o público poderá conferir o longa 2046 - Os Segredos do Amor, com direção de Wong Kar-Wai. Encerrando a mostra, 30/09 tem a exibição do mangá, Metrópolis criado por Osamu Tezuka.
Sobre o 24 Quadros
O grupo 24 Quadros surgiu em decorrência de encontros semanais, promovidos na Vila das Artes, envolvendo pessoas de diferentes tipos de formação que tinham em comum o gosto pelo cinema, assim como o desejo de promover a cinefilia no contexto cearense, criando mais um espaço de encontro, discussão e entretenimento no âmbito da capital alencarina.
Sobre os filmes da programação:
2/9 - Rashomon (1950)
Sinopse: Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.
9/9 - O intendente Sansho (1954)
Sinopse: Japão, século XI. A família de Taira (Masao Shimizu) é separada pelas lideranças feudais. Seus dois filhos, Zushiô e Anju, são enviados para um campo de trabalho escravo comandado pelo temido Sanshô (Eitarô Shindô), enquanto sua esposa, Tamaki (Kinuyo Tanaka), é forçada a prostituir-se em uma região isolada.
16/9 - Operação Dragão (1973)
Sinopse: Lee (Bruce Lee) foi recrutado para investigar um torneio organizado por Han (Kieh Shih), que serve de fachada para a venda de ópio. Roper (John Saxon) e Williams (Jim Kelly) lutaram na Guerra do Vietnã e resolveram competir no torneio devido a problemas distintos. Enquanto Roper está fugindo da máfia, devido a dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais racistas e resolveu usar o carro para fugir deles. Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.
23/9 - 2046 Os Segredos do Amor (2004)
Sinopse: O escritor Chow Mo-Wan (Tony Leung Chiu Wan) retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de playboy e conquistador. Chow inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu. Enquanto isso, atormentado pelas lembranças dos anos que passou em Cingapura, Chow escreve uma história de ficção científica chamada "2046". Na história os passageiros de um trem fazem uma interminável viagem rumo a um destino misterioso, onde esperam reencontrar suas memórias perdidas.
30/9 - Metrópolis (2001)
Sinopse: Metrópolis é uma cidade futurista onde os humanos e os robôs vivem juntos. O local é dominado pelo imenso edifício Ziggurat, onde mora a elite da sociedade, já os pobres são condenados à vida subterrânea. Enquanto detetive Shunsaku Ban e seu sobrinho Kenichi investigam sobre o tráfico de órgãos, eles descobrem a existência do cientista rebelde Laughton e de sua cria, Tima, uma garota-robô destinada a tomar Ziggurat.
Programação:
2/9 - Rashomon (1950)
9/9 - O Intendente Sansho (1954)
16/9- Operação Dragão (1973)
23/9 - 2046 - Os segredos do amor (2004)
30/9 - Metrópolis (2001)
Serviço
Mostra "Mestres do Cinema Asiático” 
Onde: Auditório da Vila das Artes
Quando: Sextas-feiras de setembro de 2016, às 18h30.
Mais informações: (85) 98694.5382 (Pierre Sousa Grangeiro - Membro do Cineclube 24 Quadros)
*Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combate à Aids

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto