XII Fórum Harmônicas Brasil

Enriquecendo o calendário cultural do Ceará, o Fórum Harmônicas Brasil, chega à 12ª edição com shows gratuitos, no Anfiteatro do Dragão do Mar, dias 16, 17 e 18 de setembro.
Nesta edição, o festival homenageia os 100 anos de nascimento do ícone Edu da Gaita (1916-1982), o maior nome brasileiro da gaita de boca. Os cinco renomados gaitistas, André Reis, Jehovah da Gaita, Joe Marhofer, Xime Manzon e Vitor Leão se apresentarão com temáticas de blues, samba, tango, reggae e outros diversos ritmos, prometendo mais um ano de grandes shows.
Atrações:
ANDRÉ REIS - André Reis é gaitista profissional, atuando no Ceará desde 2009 em bandas como Sinestesia Blues Band (2006-2009) e Água Ardente Blues (2014), além Banda Bluzzeria (2011-2012), onde assumia gaita e vocais. É professor de gaita diatônica e gaitista freelancer. Já tocou com os principais nomes do Blues Brasileiro, como Vasco Faé, Pablo Fagundes, Artur Menezes, Carlos May, Felipe Cazaux e outros. Suas maiores influências são os grandes gaitistas dos primórdios do Blues, como Big Walter Horton, Sonny Boy Williamson, Little Walter e Sonny Terry. Exerceu diferentes experiências do meio musical - produção, estúdio musical e produção de eventos como Bora Pro Blues. Também se aventura nas guitarras, outra grande paixão, com a Banda Malungada, que homenageia a banda fundadora do Mangebeat: Nação Zumbi. Em 2015, ingressou na banda Velhos Abutres, que se prepara para a gravação do segundo CD, e trabalha no lançamento de seu projeto solo.
JEHOVAH DA GAITA - Pernambucano de Recife, Jehovah Tavares de Lucena despertou para a música ainda cedo, nos antigos cinemas da capital pernambucana. Sua carreira começou em 1957, quando se apresentava na Rádio Jornal do Commercio. Em 1960, passou a se apresentar também na TV Jornal do Commercio, juntamente com a Orquestra Sinfônica, no programa Noite de Black Tie. Na década de 1960, participou do nacionalmente famoso Trio Harmônico (trio de harmônicas), com os irmãos Emílio Damasceno e Ênio Damasceno, com quem gravou um LP. Ao longo das últimas décadas, Jehovah da Gaita vem se apresentando em diversos eventos e festivais, tocando ao lado de artistas internacionais e nacionais. Entre os artistas internacionais, encontram-se Edsel Gomez (piano - nascido em Porto Rico, mas radicado nos Estados Unidos), David Richards (Sax - USA), Joe Carter (guitar - USA) e Art Farmer (trumpet - USA). Entre os artistas nacionais, estão Paulo Moura (clarinete), Raul de Souza (trombone), Luiz Eça (piano), Claudio Almeida (violão), Orlando Lins (piano), Maestro Clóvis Pereira (piano), Maestro José Gomes (piano), Jussiara Albuquerque (piano clássico), Jairo Vaz (piano clássico), Leila Pinheiro, Nora Ney, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Teca Calazans. Em 1999, Jehovah gravou o CD Soul Harmonica e o premiado internacionalmente (Revista Jazz Today - USA) Pisando em Brasa, com Canhoto da Paraíba.
JOE MARHOFER - Inspirado nos grandes mestres da gaita Blues dos anos 40 e 50 de Chicago, o catarinense Joe Marhofer vem trilhando seus caminhos na música há aproximadamente 16 anos. Soma experiências internacionais no currículo, um DVD e três CDs - sendo um deles gravado nos EUA durante a turnê da banda The Headcutters por lá em 2014. "Walkin in USA "é o ultimo trabalho da banda, muito elogiado pela crítica nacional e internacional chegando a ficar e 9º melhor disco de Blues nos EUA no ano de 2015, segundo sites especializados. Já participou de vários festivais de Blues e também já produziu shows e dividiu o palco com feras do Blues nacional e internacional, como Phil Guy (irmão do guitarrista Buddy Guy), Mud Morganfield (filho do guitarrista Muddy Waters, nome referencial do Blues) Eddie C. Campbell, Kim Wilson, Billy Flinn, Gary Smith, Billy Branch, Wallace Coleman, Carlos Johnson, Joe Filisko & Eric Noden, Bob Stroger, James Wheeler, J.J. Jackson, Lynwood Slim, Mitch Kashmar, Igor Prado, Blues Etílicos e Flávio Guimarães, entre outros.
XIME MONZON - Gaitista e cantora, representa a nova geração de instrumentistas argentinos. Iniciou-se na harmônica em 2006, tendo aulas com Pablo Brotzman e Adrián Jiménez. Em 2009 passou a se apresentar em shows como convidada por artistas de Blues, como o próprio Adrian Jiménez, Gabriel Gratzer e a banda Easy Babies, entre outros. Já participou de eventos e festivais no México, Brasil e países vizinhos à Argentina. Tem marcado para este ano o lançamento de seu primeiro CD, “My Harp My Soul”, editado pelo selo brasileiro Chico Blues Records.
Sobre o projeto 
O Fórum Harmônicas Brasil foi projetado com o objetivo de ser referência nacional no estudo e aprimoramento da harmônica (gaita), congregando ainda músicos que se dedicam a outros instrumentos e os apreciadores da música em geral. Realizado desde 2005, o Fórum Harmônicas é o único evento com esse formato no Brasil e integra os calendários oficiais do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará. A realização é da 4Blues Produções e Instituto Nordeste 21, com apoio do Governo do Estado do Ceará, InvestNE, Diogo Farias Microfones Artesanais, Instituto de Arte e Cultura do Ceará e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serviço 
Fórum Harmônicas Brasil 2015 
16, 17 e 18 de setembro
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim