Clássicos na Lagoa

A segunda apresentação do projeto Clássicos na Lagoa, que promove mensalmente concertos gratuitos de música erudita às margens da Lagoa do Porangabuçu, contará com a participação dos Irmãos Cruz, um sexteto constituído por violão, violino, flauta transversa, clarinete, violoncelo e piano. Durante o evento, que acontece em quatro de novembro, às 16h30, eles irão interpretar os compositores Astor Piazzolla e Heitor Villa-Lobos.
Como o nome sugere, integram o grupo seis irmãos formados pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. A educação musical da família se iniciou quando Axel Brendo da Cruz, o mais velho entre eles, conseguiu uma bolsa para estudar no conservatório. O desejo de compartilhar a experiência o fez conquistar para os demais irmãos a mesma oportunidade e os conhecimentos da família passaram também a ser disseminados na comunidade onde residem. 
O passo mais ousado do grupo foi a criação do Projeto Acordes Mágicos (PAM), uma organização sem fins lucrativos, que promove formação musical e esportiva para jovens a partir de 8 anos no bairro Novo Mondubim, onde os irmãos vivem e formam voluntariamente o corpo de professores da instituição. Cerca de 130 alunos participam da formação musical e 40 estão na escolinha de futebol. O projeto, que se mantém de doações, resultou na formação da Orquestra Acordes Mágicos, constituída por 64 integrantes.
O projeto Clássicos na Lagoa é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã. O ICM tem investido na formação profissional na área da saúde, na disseminação de conhecimento e na valorização de uma concepção de saúde mais ampla, que envolve, por exemplo, a cultura. O IBLF e a Plataforma Sinfonia do Amanhã têm suas trajetórias voltadas à formação musical e ao desenvolvimento de instituições que trabalhem o protagonismo juvenil por meio da educação.
Programação
Dia 4/11 - Irmãos Cruz - Projeto Acordes Mágicos - tocando Astor Piazzolla e Heitor Villa-Lobos.
Dia 2/12 - Karina Toledo e Michelle Lucena - Piano – Projeto Casa de Vovó Dedé - tocando Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin e Claude Debussy. 
Horário: 16h30 
Local: Lagoa do Porangabuçu, ao lado da quadra esportiva
Realização
Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM)
O ICM é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, certificada como OSCIP, que tem por objetivo implementar no Ceará um Centro de Referência Nacional em Pesquisa, Ensino, Assistência de alta qualidade e Produção de Tecnologia na área da saúde. Desde a sua criação, em 2001, o instituto vem contribuindo com a formação de profissionais e com o desenvolvimento de pesquisas em cardiologia, tendo como grande parceira a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
Instituto Beatriz e Lauro Fiuza
O IBLF é uma organização sem fins lucrativos, certificada como OSCIP, que atua com desenvolvimento humano e transformação social através da música, do karatê e da formação cidadã. O Instituto aposta no poder transformador da arte, da cultura, do esporte, para ultrapassar barreiras das diferenças econômicas, criando espaços de cidadania, de respeito e de convivência. Estudam anualmente na instituição 600 alunos, entre quatro e 20 anos, nos projetos desenvolvidos em três bairros de Fortaleza com alto índice de vulnerabilidade social: Passaré, Henrique Jorge e José de Alencar.
Plataforma Sinfonia do Amanhã
A Plataforma Sinfonia do Amanhã se constitui em uma rede colaborativa de instituições e atores da música com o intuito de aprimorar e fortalecer o campo da educação musical, proporcionar a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência e difundir a música. Através da troca de experiências e compartilhamento de saberes entre os 18 grupos que a integram, a Plataforma contribui com a sustentabilidade dos projetos, a qualificação profissional, pedagógica e comunicacional dos envolvidos, baseando suas ações em três eixos: Articulação, Formação e Difusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim