Na Vila das Artes amanhã e quinta

Amanhã (26) e quinta (27), a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura (Secultfor) e a Quitanda das Artes realizam o Seminário Outros Olhares: Produção Cultural e Sustentabilidade na América Latina. O evento tem início às 14 horas, no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro).
Partindo dos desafios comuns a artistas, produtores e gestores, o Seminário propõe reflexões em torno dos novos modos de pensar e efetivar a produção artístico-cultural, trazendo, ao longo de dois dias, experiências de empreendimentos criativos da América Latina.
Com definições e interpretações diversas, a sustentabilidade da produção artístico-cultural tem ganhado cada vez mais espaço nos debates e reflexões do setor. É preciso pensar a sustentabilidade cultural em relação direta com o desenvolvimento socioeconômico, bem como sob a dimensão da gestão cultural.
Entendendo que a cultura ainda ocupa lugar secundário no planejamento de políticas públicas, é essencial fazer dessa condição uma válvula propulsora de novas formas de produzir arte e cultura, fazendo da criatividade um pilar indispensável ao planejamento e execução de ações culturais. 
É trazendo abordagens da produção independente, dos espaços coletivos e negócios criativos que o Seminário busca contribuir para uma reflexão mais ampla em torno da sustentabilidade da cultura, colocando em pauta os mecanismos de financiamento vigentes, os debates e críticas das leis de incentivo, a efetividade das políticas e programas culturais, as relações entre as esferas pública e privada, a constituição de redes e coletivos, dentre outros debates fundamentais para que a produção cultural ganhe força e se estabeleça enquanto ferramenta de desenvolvimento social, econômico, político e humano.
A palestra de abertura Arte como produção de si, amanhã (26), às 14 horas, será ministrada por Luiz Fuganti (RJ), filósofo, arquiteto, professor e criador do movimento Escola Nômade de Filosofia. Suas práticas filosóficas têm fomentado e contribuído com movimentos sociais, políticos, de cultura e arte no Brasil e no exterior.
Em seguida, às acontece a mesa Experiências de Produção Independente, de 16 às 18 horas. Os convidados sãoAlexandre Barreto (RJ), do Grupo Nós do Morro e criador do blog “Produtor Cultural Independente”, Eduardo Felix (MG), do grupo mineiro Grupo Pigmalião Escultura Que Mexe, coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas, e Alemberg Quindins (CE), produtor cultural e empreendedor social, que criou, em 1992, a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, um espaço de vivencia em cidadania através da gestão cultural, para criança de todas as idades.
Na quinta, a programação começa às 14 horas, com a mesa Gestão de Espaços Criativos, reunindo Jorge Marin do grupo La Maldita Vanidad Teatro, de Bogotá, na Colômbia, Márcio Meireles (BA), diretor teatral, cenógrafo e figurinista, criou, com Chica Carelli, o Bando de Teatro Olodum e dirige o Teatro Vila Velha e Glaucia Soares (BA), realizadora audiovisual, produtora, implantou e coordenou a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, atualmente desenvolve o projeto “Culturas em Rede em Rio de Contas”, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina (BA).
Entre 16 e 18 horas, os presentes participam da mesa Modos de Produção Criativos, com Salomão Santana (CE), criador da Celeste distribuidora de Filmes de cinema e agência de conteúdos audiovisuais, primeira distribuidora audiovisual cearense. Isabel Diegues (RJ), diretora editorial da Editora Cobogó, que tem como diferencial trabalhar muito próxima a seus autores e artistas, criando publicações individuais que recusam fórmulas e estruturas pré-determinadas e Rian Fontenelle (CE), artista visual, trabalha com linguagens diversas, como a gravura, a pintura, desenho e a literatura.
SERVIÇO
Seminário Outros Olhares: Produção Cultural e Sustentabilidade na América Latina
Quando: Amanhã (26) e quinta (27)
Horário: 14 às 18 horas
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Público alvo: Artistas, produtores, gestores e pessoas interessadas no tema
Vagas: Sujeito à lotação, após a entrada dos selecionados
PROGRAMAÇÃO
Amanhã (26)
14 – 15 horas - Palestra de Abertura
Arte como produção de si
Luiz Fuganti (RJ) - Escola Nômade de Filosofia
15 – 18 horas - Mesa Experiências de Produção Independente
A produção independente é uma realidade pulsante em muitos países. No Brasil, não é diferente, com muitas experiências exitosas que vêm se destacando no cenário nacional. Diante deste panorama, a mesa Experiências de Produção Independente pretende abordar cases de artistas e produtores que viabilizam seus projetos sem recorrer a financiamentos públicos de qualquer origem.
Convidados: Alexandre Barreto (RJ), Eduardo Felix / Grupo Pigmalião Escultura Que Mexe (MG) e Alemberg Quindins/ Fundação Casa Grande (CE)
Quinta (27)
14 – 16 horas - Mesa Gestão de Espaços Criativos
Grupos de teatro, de dança, de artistas visuais e outras linguagens vêm ocupando espaços nas cidades com seus fazeres artísticos a partir da criação de coletivos. Juntos, vêm assumindo os ônus e os bônus de ocupação da cidade com suas sedes. Na mesa Gestão de Espaços Criativos será apresentada uma visão global sobre a logística, funcionamento e administração a partir das experiências resultantes da gestão e manutenção desses espaços.
Convidados: Jorge Marin/ La Maldita Vanidad Teatro (Bogotá – CO), Márcio Meireles / Teatro Vila Velha (BA) e Glaucia Soares / “Culturas em Rede em Rio de Contas” (BA) 
16 – 18 horas - Mesa Modos de Produção Criativos
No meio artístico, lidar com processos criativos e criar modelos inventivos é algo inerente a práxis. Cada vez mais, os artistas têm repensado suas práticas e expressões de maneira mais inventiva. A criatividade tem se tornado um ‘negócio’ e um investimento de sucesso. A mesa Modos de Produção Criativos visa dar exemplos de atividades artísticas e culturais bem-sucedidas, abordando experiências realizadas no Brasil e na América do Sul.
Convidados: Salomão Santana/ Celeste distribuidora de Filmes (CE), Isabel Diegues / Cobogó (RJ) e Rian Fontenelle / Artista Visual (CE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim