Aprovado

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou hoje, em segunda discussão, com 24 votos favoráveis e um contra, a PLC 13/2016, que dispõe sobre os padrões urbanísticos e ambientais para a instalação de infraestrutura de suporte para recepção de rádio, tv, telecomunicação em geral e outros sistemas de transmissores ou receptores de radiação eletromagnética não ionizante no município de Fortaleza. O projeto, que segue agora para redação final, tem objetivo de garantir conquistas obtidas com o avanço e desenvolvimento das telecomunicações, principalmente a telefonia celular, adotando um conjunto de regras que possa disciplinar e organizar o licenciamento destes equipamentos e da infraestrutura.
Junto com o projeto, a emenda 09/2017 foi aprovada com 25 votos favoráveis. Ela altera o artigo 15 do projeto de lei, não autorizando a instalação de infraestrutura de suporte de torres para reprodução de sinal e equipamentos afins em Zonas de Proteção Ambiental, áreas de parques, praças e vias públicas, ou a menos de 50 metros de hospitais, clínicas de internação, escolas, creches ou asilos.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) se mostrou contrário ao projeto, afirmando que não existe consenso científico dos possíveis males causados pelas antenas receptoras e transmissoras de radiação eletromagnética, e que a atitude mais segura possível de tomar seria a cautela, porém não enxerga isso no projeto apresentado. “Ao contrário da cautela, a intenção da PMF é liberar uma matéria que pode apresentar riscos à nossa população”, comentou.
Já o vereador Ésio Feitosa (PPL) defendeu a aprovação do projeto, explicando que ela é importante para regulamentar uma situação que já existe na cidade, e que a lei foi construída por meio de um longo debate com diversos órgãos. “Nossa cidade ainda não tinha uma legislação que regulasse e ordenasse esses tipos de antenas. Ela é uma lei atual, moderna, foi construída por meio de um longo debate e desde 2016 que ela tramita. Ela passou por várias etapas, muitos órgãos e especialistas envolvidos para construir uma lei que atenderá as necessidades da capital”, ressaltou.
Assessoria de Imprensa
Felipe Macedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim