'Aromas do tempo'

O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza promove o Programa Percursos Urbanos sobre “Aromas do tempo, sabores da memória”, no próximo sábado, às 15 horas. Para reviver a tradição da comida regional, o Programa irá percorrer restaurantes de bairros que concentram seu cardápio em pratos tradicionais da culinária local. A participação é gratuita.
Na programação, pontos de referência da cultural alimentar da capital como o Bar do Camocim (Centro), Panelada do Fabiano (Jacarecanga), Churrascaria O Alicate (Monte Castelo) e Restaurante O Alberto (Barra do Ceará).
O passeio será mediado pelo gastrônomo, historiador e professor de Gastronomia do IFCE de Baturité, Roberto Araújo. Segundo o mediador, além de ressaltar a importância da tradição alimentar encontrada em diversos locais, o passeio irá reviver alimentos que foram abundantes e perderam espaço no cardápio da Região.“É importante falar da cultura alimentícia regional porque reflete afetividade. Os alimentos tradicionais geram uma relação de pertencimento, faz com que as pessoas se caracterizem como parte de um povo”, completa.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer o recém criado Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa). Vinculado ao Programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o observatório trabalha a importância da tradição alimentar na Região.
Os interessados devem realizar a inscrição pelo link tinyurl.com/percursosurbanos ou comparecer na recepção do CCBNB, a partir das 10h, no dia do evento. As vagas são limitadas.
Percursos Urbanos
Por meio de roteiros em ônibus e propostas de ações criativas, o Programa Percursos Urbanos tem como objetivo apresentar a diversidade cultural da cidade. Em cada edição, é mediado por pessoas de saberes acadêmicos e populares, que estimulam o aprendizado e compartilham experiências com os passageiros do coletivo.
Serviço
Percursos Urbanos – Aromas do tempo, sabores da memória
Quando? Dia 19 de agosto, às 15h
Onde? Saída do Centro Cultural do Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560 – Centro)
Informações: (85) 3209-3500
Participação gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim