CMFor homenageia Caminhada com Maria

Os homenageados pela CMFor pela realização da 15ª Caminhada com Maria (foto André Lima)
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou ontem, no auditório Ademar Arruda, Sessão Solene em comemoração aos 15 anos da Caminhada com Maria. A homenagem foi proposta pelo vereador Jorge Pinheiro (PSDC), através do requerimento 0337/2017, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro.
A mesa da solenidade foi composta pelo deputado estadual Walter Cavalcante (PMDB); pelo vereador Frota Cavalcante (PTN); por Padre Sales, pároco do Santuário de Nossa Senhora da Assunção; Padre Francileudo, coordenador de eventos da Arquidiocese de Fortaleza; Adauto Leitão, professor e historiador; Maria Rosali Silva, coordenadora da Coroação de Nossa Senhora e Afonso Ibiapina, coordenador do evento “Caminhada com Maria”.
Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro disse que vivenciar a caminhada desde seu início é uma sensação única. “Me lembrei que no ano passado. Estávamos em plena campanha política e colocamos nosso destino nas mãos e Deus e depois da vitória, dedicamos nosso mandato à Nossa Senhora. O que dizer de um evento que reúne cerca de 2 milhões de pessoas, em um percurso de 12 km, e não registra nenhuma ocorrência Policial? A resposta é que os fortalezenses foram homenagear sua mãe, pois Fortaleza tem mãe, o que nos torna irmãos”, frisou.
Jorge Pinheiro revelou que apresentou um projeto de Lei tornando a “Caminhada com Maria” patrimônio imaterial, cultural, religioso e histórico de Fortaleza com o objetivo de preservar o evento no calendário oficial da cidade. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a 15º Caminhada com Maria, com imagens realizadas por um drone da Policia Rodoviária Federal.
O deputado Walter Cavalcante fez um histórico do evento que acompanha desde sua primeira edição. “Era uma caminhada pequena realizada no bairro Vila Velha, onde se encontra o Santuário e depois foi ganhando expressividade com a Arquidiocese assumindo sua realização”. Observou que a criação do feriado do dia 15 de agosto, foi de sua autoria, para que o fortalezense pudesse participar do evento, que segundo ele, é de todos os cristãos. “Na primeira caminhada a expectativa era de 20 mil pessoas e chegamos a 150 mil. Neste ano foram 2 milhões. Por isso que acreditamos que o Ceará é o estado mais católico do Brasil”, pontuou.
O vereador Frota Cavalcante disse que a solenidade tem alguns significados, mas que o principal é a defesa do cristianismo como um todo. “Os vereadores são tentados por projetos de toda natureza e por isso precisamos dessa base religiosa para não cairmos em tentação, precisamos de mais cristãos na política para lutarmos pelos princípios pregados por Jesus. Quando afirmam que os católicos não devem se envolver com política estão errados, se outras religiões podem, por que não os católicos? Temos é que ter mais representantes defendendo eventos como este” frisou.
Em seguida, falou o professor e historiador Adauto Leitão. Ele afirmou que o evento é mais que um ato de fé. É um marco histórico que conta os primórdios de Fortaleza. Segundo ele, a cidade nasceu 127 anos antes do que hoje é oficialmente considerado. Defende que o marco zero da cidade ocorreu em 1604 na Barra do Ceará e não nos arredores do Forte Schoonenborch. Segundo afirmou, a primeira caminhada com Maria ocorreu em 1624 com a chegada de Portugal da imagem de Nossa Senhora da Assunção, já fazendo o trajeto, da Barra do Ceará até o Forte. Ele destaca que a primeira Câmara Municipal surgiu na Barra em 1721 e o primeiro judiciário também. “Temos provas documentais disso, inclusive em documentos ultramarinos de Portugal. Dentro de cinco anos estaremos comemorando os 400 anos de Fortaleza e os 20 anos da Caminhada com Maria, e então teremos uma grande festa”, salientou.
Falou em seguida Afonso Ibiapina, que contou a história de como foi chamado pelo arcebispo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques para coordenar a caminhada. “Só tinha experiencia com o Queremos Deus, mas aceitei o desafio e hoje comemoramos as Bodas de Cristal. Bodas quer dizer promessas, votos. Então que nossos votos e promessas sejam renovados sempre, como o ‘sim’ dado por Maria para ser a mãe de Deus. A Caminhada é um instrumento para transformar nossa cidade em uma grande família, irmanada no exemplo de Maria. É um dia de reconciliação do povo de Deus em nossa cidade”, concluiu.
O padre Francisco Sales Sousa disse que foi uma festa linda que reuniu milhares de católicos demonstrando cada um, sua fé na mãe de Deus. Foi um trabalho muito intenso que necessitou de dedicação e planejamento e apoio de muitos voluntários, que doam seu trabalho pelo amor a Maria. Ele prestou homenagem aos paroquianos da Barra do Ceará pela simplicidade e amor dedicados durante as últimas semanas que foram de festejos no Santuário de Nossa Senhora da Assunção.
Logo em seguida, foram entregues certificados de participação na solenidade aos membros da mesa. Em nome dos homenageados falou o padre Francisco António Francileudo, reitor do Seminário São José e membro da comissão geral de organização do evento. Ele leu a carta escrita pelo arcebispo de Fortaleza em alusão a 15ª Caminhada com Maria, que teve como tema. “Maria caminha conosco, no caminho que é Jesus” e como lema “Como é que a mãe do meu senhor vem me visitar”. “A Caminhada não é só um evento católico, mas é fundamentalmente histórico, cultural e por isso deve ser preservado por todos os fortalezenses. Em nome do arcebispo agradeço a todos pelo trabalho e dedicação para o sucesso da edição deste ano da Caminhada com Maria”, finalizou. No final os presentes fizeram uma oração de agradecimento.
www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim