Corpo Arte

O Centro Cultural Banco do Nordeste realiza amanhã, quinta-feira(31) e sexta-feira (1º de setembro), o Seminário Corpo Arte. O evento será marcado pela troca de experiências de integrantes do Programa de Formação de Travestis e Pessoas Transgêneras (Projeto Transpassando), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), voltado para a educação de pessoas trans e combate à transfobia e seus efeitos.
O seminário busca debater questões que envolvem gênero e representatividade na sociedade, principalmente no meio artístico, a partir de desafios propostos a artistas e estudantes. A ideia é que haja uma reflexão entre os performers, intérpretes, atores, bailarinos, coreógrafos, pesquisadores-teóricos sobre o tema: “Corpo, representatividade e discurso de gênero”.

Amanhã o evento começará às 15 horas com o debate ‘Diálogos I: A Crise da representatividade de gênero na educação’. Compondo a mesa estarão Syssá Ádley, vice-presidente da Associação Nordestina de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Homens e Mulheres Trans e Transgêneros (ANLGBT), e Maria Clara, estudante de pedagogia, blogueira e ativista transexual. Encerrando as atividades do dia, o Cabaré das Travestidas fará apresentação às 18 horas.
No dia seguinte, 31, o ‘Diálogos II: A Política da arte no corpo transgressor’ acontece também às 15h, com a participação de Ada Kroef, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e professora adjunta II no curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e por Robson Carlos, graduado em pedagogia pela UFRS e mestre em Educação pela UFC.
Às 16 horas acontecerá o ‘BE-ESTREIA’, um trabalho em colaboração entre a Experimentus Cia. de Dança e o Studio de Dança Katiana Pena, dirigido e coreografado por Paulo Lima. E no fim do dia, às 18 horas, teremos a apresentação do espetáculo ‘Vagabundos’ com direção de Andréia Pires e Produção Executiva de Michell Barros.
No último dia do seminário, 1º de setembro, o ‘Diálogos III: Os discursos de gênero nas práticas de representatividade’, tem a mesa composta por Indianara Siqueira, travesti e ativista da causa LGBTIQs, e por Ilana Amaral, professora da Uece e idealizadora do Projeto Transpassando.
Serviço
Data: 30, 31 de agosto e 1° de setembro de 2017
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’Eu, 560, Centro).
Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim