'Nosso Bairro' no Pirambu amanhã e sábado

Ecoponto do Pirambu será entregue sábado no projeto Câmara e Prefeitura no Nosso Bairro

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), vereadores de Fortaleza e secretários municipais participam amanhã e sábado, no Grande Pirambu, da quarta edição do projeto “Câmara e Prefeitura em Nosso Bairro”.
O projeto, que já esteve no Jangurussu, Vicente Pinzon e Bom Jardim, permite uma maior aproximação entre a população de cada bairro com os órgãos Câmara e da Prefeitura de Fortaleza.


Nesta edição, a programação será dividida em dois momentos distintos e contemplará diversas atividades. Amanhã (25), a partir das 14 horas, no Cuca Barra, representantes da Coordenadoria Especial de Participação Social auxiliarão o recebimento de solicitações da população e o encaminhamento às secretarias competentes a fim de promover devolutivas eficientes. A iniciativa objetiva ampliar a participação popular nas ações municipais direcionadas a pontos prioritários, como saúde, educação, emprego, habitação, mobilidade, limpeza e infraestrutura.
Já na manhã de sábado (26), a partir das 8 horas, Salmito Filho e Roberto Cláudio participam da abertura da sessão especial da Câmara Municipal e, em seguida, iniciam uma série de entregas de obras e ações pelo bairro.
A primeira delas é a inauguração o primeiro Ecopolo de Fortaleza. Implantado na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), o equipamento dará início às atividades do projeto-piloto que pretende estimular, de forma integrada, mudanças comportamentais na sociedade acerca da gestão de resíduos sólidos, pondo em prática, a partir de um conjunto de equipamentos, ações multidisciplinares.
Ecopolo
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana, o Ecopolo da Leste-Oeste é composto por seis kits de lixeiras subterrâneas, três ecopontos, novas faixas de pedestres e sinalização no canteiro central da Leste-Oeste. Na oportunidade, acontecerá o II Encontro Carroceiro Legal, que contará com a presença de carroceiros da região em debate educativo que visa à mudança de comportamento por meio da promoção de cidadania, inclusão social, valorização da autoestima e da educação socioambiental.
Além disso, o Prefeito participará de passeio ciclístico, formalizando a entrega de 1,5 Km de estrutura cicloviária da Leste Oeste, facilitando o deslocamento de ciclistas e a fiscalização por ciclomonitoramento.
Vila dos Pescadores e Papel da Casa
Prosseguindo a programação, o prefeito Roberto Cláudio realizará a entrega de 14 unidades habitacionais do projeto Vila dos Pescadores. A obra foi executada pela meio da Secretaria do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), com investimento de cerca de R$ 1,4 milhão. Serão entregues também 160 títulos de regularização fundiária, o chamado papel da casa, a moradores do conjunto habitacional Vila do Mar. 
Mulheres Empreendedoras
Haverá ainda, no calçadão da Vila do Mar, em frente à barraca Tawewaa, a entrega de 12 boxes para mulheres empreendedoras, equipados com quatro banheiros acessíveis. A obra, executada pela Secretaria Regional I, em parceria com permissionárias selecionadas pela Habitafor, fomenta a valorização da produção artesanal e a geração de emprego e renda.
Polo de Lazer do Álvaro Weyne
Na sequência, o prefeito Roberto Cláudio inaugura o Polo de Lazer do Álvaro Weyne, comemorando o aniversário do bairro. Instalado no cruzamento das ruas Teodomiro de Castro e Graça Aranha, o equipamento será entregue à população totalmente requalificado, com parque do projeto Praça Amiga da Criança e Academia ao Ar Livre. Dentre as melhorias realizadas pela Prefeitura, estão a nova pintura; nova iluminação; melhorias no piso, no banheiro público, nos dois campos e na quadra; reformas elétricas e hidráulicas. A Prefeitura já requalificou mais de 220 áreas verdes na cidade. Em bairros da Regional I, esse será o 29º espaço de convivência revitalizado e devolvido às famílias.
Além disso, durante o Prefeitura e Câmara em nosso Bairro, a Secretaria da Saúde ofertará aplicação de vacina e verificação de pressão arterial. Representantes da Secretaria Municipal da Educação irão realizar um plantão de orientações sobre processos de matrícula e de emissão de carteiras estudantis. A emissão de documentos poderá ser solicitada à equipe da Secretaria da Justiça do Estado (Sejus). Estarão presentes, ainda, equipes do SINE, da Secretaria de Finanças, da Funci (que vai orientar acerca da importância da certidão de nascimento a fim de combater o sub-registro), do Sindiônibus, da AMC, dentre outras, prestando diversos serviços à comunidade.
Serviço
Ação da Coordenadoria Especial de Participação Social (Diálogo com a comunidade acerca das principais demandas locais)
Data: 25/8 (sexta)
Horário: 14 às 17 horas
Local: Cuca Barra. Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará
Prefeitura e Câmara em nosso Bairro – Grande Pirambu
Data: 26/8 (sábado)
Horário: 8 às 12 horas
Ponto de Encontro: Escola Municipal Hilberto Silva. Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), 2973
Confira a Programação
8 horas – Abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Fortaleza. Local: Escola Municipal Hilberto Silva (Avenida Presidente Castelo Branco, 2973)
9 horas – Inauguração do Ecopolo da Leste-Oeste e II Encontro Carroceiro Legal. Local: vizinho à Escola Municipal Hilberto Silva
9h30 – Inauguração da ciclofaixa da Leste-Oeste
10 horas – Entrega do Papel da Casa. Local: Clube Secai (Rua Nossa Senhora das Graças - Pirambu)
11 horas – Entrega das Unidades Habitacionais do Projeto Vila dos Pescadores
11h30 – Entrega de 12 Boxes para mulheres empreendedoras. Local: Calçadão da Vila do Mar (em frente à Barraca Tawewaa)
12 horas – Inauguração do Polo de Lazer do Álvaro Weyne. Local: Cruzamento das ruas Teodomiro de Castro e Graça Aranha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim