Sinal analógico na Grande Fortaleza será desligado em 27 de setembro

O presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros (foto), enfatizou a importância do trabalho realizado para o desligamento da TV Aberta Analógica em Fortaleza e da liberação da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel em 4G em entrevista realizada, hoje, no escritório regional da agência reguladora em Fortaleza.
O sinal analógico da TV Aberta deve ser desligado em 27 de setembro de 2017 na Região Metropolitana de Fortalezae.

Com o desligamento, a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital, que possui maior qualidade de som e imagem. Os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas. Já o sistema de 4G é uma das tecnologias mais avançadas usadas pela telefonia móvel e que permite que celulares, smartphones, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito altas. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa facilita o acesso à programação em ambientes fechados.
Kits TV Digital
Juarez Quadros, em visita ao Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital, localizado na Messejana, entregou o kit de número 500 mil (composto por antena, conversor e controle remoto) à aposentada Elza da Silva. “Eu estou convocando a população para que retirem os kits e os liguem”, disse o presidente da Anatel durante a entrega. Ele fez referência a Goiânia, onde a população beneficiada retirou os kits, mas não os instalou. Em Goiânia o sinal analógico foi desligado em junho deste ano. Dona Elza afirmou que vai ligar hoje mesmo o seu kit. No momento da retirada dos aparelhos, as pessoas também recebem treinamento para a instalação.
No total deverão ser distribuídos gratuitamente cerca de 616 mil kits (antena, conversor e um controle remoto) às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal em Fortaleza. A doméstica Daniele Coelho também recebeu o seu kit da TV Digital e disse que a imagem é outra. “O sinal vai ser melhor, bem melhor.”
O presidente da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), Antônio Martelleto, explicou que a entidade é o braço operacional do desligamento do sinal analógico e que nas grandes praças de São Paulo e de Brasília, mesmo após o desligamento, a EAD manteve a entrega dos kits por mais 60 dias. Em Fortaleza, os kits continuarão também a ser distribuídos após o desligamento do sinal analógico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

Futricas Fortalezenses