Shalom no Vaticano

Mais de 2 mil peregrinos do Brasil vão se encontrar com o papa Francisco, no próximo dia 4 de setembro. A audiência será na Sala Paulo VI, no Vaticano. Outros 425 peregrinos de outros países também participam do encontro, que faz parte das comemorações dos 35 anos da Comunidade Católica Shalom. A “Convenção Shalom” será realizada entre os dias 3 e 9 de setembro em Roma e Assis.

A programação começa no domingo, 3 de setembro, com a missa de abertura presidida pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização no Vaticano, arcebispo Rino Fisichella, a partir das 16 horas, na Basílica de São João de Latrão.

No dia 4, será a audiência privada com o Papa Francisco. Os participantes poderão fazer perguntas ao Santo Padre. No mesmo dia, a Comunidade abre o Congresso Internacional de Jovens Shalom com missa presidida pelo arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, a partir das 16 horas, na Basílica de São João de Latrão. No dia 5 de setembro, o Congresso segue com palestras, shows, momentos de oração, além de pregação do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos no Vaticano, Cardeal Stanisław Ryłko, a partir das 9h, no Auditorium Conciliazione Roma. A missa será presidida pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell. No dia 7, a Convenção vai até Assis, a 130 quilômetros de Roma. O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, ministra palestra para os participantes, a partir das 14h30min, na Basílica papal de São Francisco. No dia 8, a programação se volta para a Liturgia Mariana pela Festa da Natividade de Nossa Senhora, a partir das 13h30, na Basílica Santa Maria Maior, em Roma. No dia 9, a Convenção se dedica à pessoa do Espírito Santo com pregação do padre Daniel-Ange e Missa em Ação de Graças pelos 35 anos da Comunidade Shalom e envio missionário, presidida pelo cardeal Lorenzo Baldisseri, a partir das 9h, na Basílica de São Paulo fora dos muros.
De origem cearense, a Comunidade Católica Shalom (Associação Internacional de Fiéis) nasceu em Fortaleza, em 9 de julho de 1982, com o seu primeiro Centro de Evangelização, que surgiu como uma lanchonete para evangelizar os jovens. Eles são a primazia da Comunidade. Desde então, a Obra vem conquistando fiéis por todo o mundo e se expandindo em diversos continentes. A Comunidade Shalom é formada por missionários católicos que consagram suas vidas à Cristo, com o propósito de evangelizar e capacitar novos corações para Deus. Estes missionários são consagrados da Comunidade de Vida, hoje com cerca de 233 membros em Fortaleza divididos em 12 casas comunitárias, e um total de 1.200 missionários por todo o mundo. Também fazem parte, os consagrados da Comunidade de Aliança. Estes, são chamados por Deus para seguir Jesus Cristo, em meio à vivência familiar e atividades profissionais, colocando a sua vocação como a maior prioridade de suas vidas. Atualmente em Fortaleza, o Shalom conta com mais de 2.900 membros consagrados da Aliança e 6.500 pelo mundo.
Nos principais bairros de Fortaleza e região metropolitana existem 27 Centros de Evangelização, que realizam atividades fundamentadas na base da criação da Comunidade, que é a experiência com o Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz. Os Centros oferecem oração e aconselhamento, missas, confissões, adorações, seminários de vida no Espírito Santo, cursos de formação humana e espiritual, grupos de oração, entre outros, para cerca de 10.320 fiéis. Além disso, a Comunidade conta com 06 casas de Promoção Humana, que atuam diretamente com a dignidade humana e a valorização da vida, por meio de Projetos para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, jovens infratores, pessoas enfermas, moradores de rua e dependentes de drogas.
Diante de tamanha expansão, a Comunidade Shalom está em festa com a comemoração dos seus 35 anos. “Deus nos fala neste tempo de celebração dos 35 anos da Comunidade Shalom, que é um tempo de graça para nós. E estas graças já se antecipam. Neste tempo, Deus deseja nos recriar, Ele quer imprimir o seu rosto em nossa Obra e para isso o Senhor nos pede, exige mais do que podemos dar”, disse o Fundador e Moderador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim