Nova cidadã fortalezense


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entregou noite passada o Título de Cidadã de Fortaleza à doutora Ann Celly Sampaio Cavalcante (foto André Lima). A concessão foi proposta pelo vereador Paulo Martins (PRTB), através do requerimento 023/2017, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Adail Júnior (PDT), 1º Vice-Presidente da Câmara, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).
A Mesa Solene contou com as presenças de Eulélio Soares Cavalcante Júnior, procurador de Justiça, representando o procurador-geral da Justiça do Estado, Plácido Barroso Rios; Sílvio Cid, funcionário do Ministério Público e ex-vereador Tamboril; Dr. Adelmo Martins, ex-vereador de Fortaleza; vereador Paulo Martins, 3º Vice-presidente da Casa e propositor da comenda e a nova cidadã fortalezense Ann Celly Sampaio Cavalcante.
Em sua saudação a homenageada e aos presentes, o vereador Paulo Martins destacou que acredita que a formação cidadã deveria fazer parte da grade curricular, para que em paralelo a formação humana crescesse conhecendo seus deveres. “Ser cidadão é cuidar do povo, conhecer sua história e o futuro. Algumas pessoas como a homenageada deste dia não nasceram em Fortaleza, mas por algum motivo abraçou nossa cidade, dando seu esforço e suor, ela realiza um trabalho de bastidores, que não lhe dá publicidade, mas beneficia a milhares de cearenses, através do DECON, desde 2012”.
São seis anos desenvolvendo o trabalho. No ano passado foram quase 25 mil atendimentos. Como vereador as vezes recebemos pessoas alteradas todos com seus motivos, no DECON esse atendimento é diário. Não é por acaso que a solenidade foi marcada para essa data – Dia Mundial do Consumidor. Além disso, estamos no mês da Mulher. Em um artigo para um jornal local ela definiu quem ocupa o cargo público, ou seja, é o agente transformador da sociedade. Como nosso país seria livre de burocracia se todos seguissem com ética, a transparência e dedicação o serviço público”.
Paulo Martins asseverou que a Câmara reconhece o importante trabalho de Ann Celly dedicado aos cidadãos. “Muito nos honra ter sido o propositor dessa homenagem. Hoje nós estamos apenas consolidamos algo que já existe de fato há muito tempo que é sua cidadania. Meu respeito administração a Dra Ann Celly. Em nome da Câmara e de todos os fortalezenses nossa homenagem. Só para destacar, a doutora teve uma grande importância em algumas leis feitas pela Câmara como a dos estacionamentos e a que determinou os horários bancários”, observou.
Após receber o Título de Cidadã, em suas palavras de agradecimento Ann Celly Sampaio Cavalcante saudou sua sobrinha “a pequena que nos deu muita alegria, a Marcela que aqui está presente. Quero agradecer a presença de todos. Emocionada quero agradecer a honra que essa casa me distingue, acatando a proposta do jovem vereador Paulo Martins. O título de cidadã fortalezense é uma honraria que vem somar as demais cidadanias honorárias que recebi nos últimos anos, em Maracanaú, Várzea Alegre e Tamboril”.
Segundo ela, os vereadores assumem posição importante no desempenho da politica. São amplos conhecedores das necessidades da população. E esse trabalho transparece. Somos sabedores dos trabalhos diários dessa casa. E ao nos deparar com a expectativa de atendimento da população, podemos compará-la com a mesma que tem com relação a essa casa, na solução dos problemas mais prementes da cidade.
“Essa Casa, enxerga a transparência como a única forma de construir uma cidade melhor e livre de corrupção, posicionamento que apoiamos. O Ministério Publico nos trouxe muita alegria. Destaco pessoas que estão ao meu lado, como a promotora de justiça Daniele Cavalcante Fontenele, meu agradecimento especial ao DECON que nos proporcionou a visibilidade nessa luta de estar na defesa do consumidor. Outro que merece a homenagem são os colaboradores do DECON, a quem faço em nome da Camille, que aqui está presente, pois desenvolve uma atuação condigna que leva o órgão a vitória. Me dirijo aos promotores e procuradores, principalmente os que atuam no Interior, como: Juliana Cronemberg, de Sobral; Raimundo Magalhães, de Maracanaú; Tiago Marques Vieira, do Crato e Ricardo Memória, titular da primeira promotoria do DECON”.
“Escolhi Fortaleza desde a adolescência para me desenvolver pessoal e profissionalmente. Foi aqui que cresci como mulher, mãe e cidadã. A adolescente que chegou encantada com o burburinho, mais na frente teve que se ausentar da cidade para estudar. Mesmo na época que vivi em Chicago (EUA), sempre tinha a lembrança dos encantos da cidade, com o desejo de retornar em breve. Aqui casei, criei filhos, o que demonstra minha relação de amor. Minha Fortaleza prometo dar o melhor de mim para você ser sempre esse lugar que me encantou. Dedico o título de cidadã a minha família, em especial aos meus pais, meu marido, Eulélio Soares, e aos bens mais preciosos, meus filhos Flávio e Lucas e minha filha postiça Flávia Cavalcante. Também a Cleide que me abençoa todos os dias. Obrigado a todos vocês”, concluiu, lendo em seguida uma poesia dedicada a cidade.
Ann Celly Sampaio Cavalcante, natural de Barbalha, nasceu no dia 22 de junho, mas foi em Mauriti que viveu seus primeiros anos de vida. Concluiu o ensino médio no Colégio 7 de setembro, em Fortaleza, cursou Direito na UFC, foi aluna de Napoleão Nunes Maia, Alcântara Nogueira entre outros. A Paixão pelo Direito veio desde a infância e teve como exemplo seu tio Aurino. Ele tinha uma biblioteca fantástica que a motivou a seguir a carreira de direito.
Atualmente é procuradora da Justiça do Ceará, sendo Secretária Executiva do Decon/CE (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), onde vem realizando um excelente trabalho, sendo também Titular da 3ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano da comarca de Fortaleza.
Em sua carreira profissional foi nomeada ao cargo e Promotora de Justiça de 1996, mediante aprovação em concurso público. Oficiou nas Promotorias de Aiuaba, Orós, Várzea Alegre, do Juizado Especial da Comarca de Maracanaú, bem como fora Coordenadora do Núcleo Regional do Decon de Maracanaú. Ademais, desenvolveu suas atividades como Promotora de Justiça Eleitoral da 104ª Zona Eleitoral, 9ª Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal, 20ª Promotoria de Justiça do juizado Especial Cível, Criminal e Secretária Executiva das Promotorias de Justiça dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.
Foi nomeada pelo procurador-geral de Justiça do Ceará para exercer, a partir de 30 de janeiro de 2012, o cargo de secretária executiva Decon-CE, onde permanece até os dias atuais. É Titular da 3ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano da comarca de Fortaleza desde 2017.
Estes foram outros cargos e períodos ocupados pela homenageada:
23/03/2001 a 13/04/2002 – Especialização em Processo Penal, ministrado pela Universidade Federal do Ceará;
13/03/2013 a 23/07/2014 – Integrante da Comissão Estadual de Articulação das Ações do MP na Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014;
08/05/2013 aos dias atuais – Secretária Executiva do DECON/CE, Integra a Câmara Técnica de Consumo e Turismo do Estado do Ceará.
17/06/2013 aos dias atuais – Como integrante da Câmara Técnica, participou da instalação do stand de atendimento do DECON/CE, em funcionamento nas dependências do Aeroporto Pinto Martins.
Participou efetivamente de diversos cursos, palestras, congressos e workshops, dentre os quais destacamos:
– Especialização em Processo Penal, pós-graduação Lato Sensu, ministrada pelo
Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em convênio com a Escola Superior do Ministério Público, Procuradoria Geral de Justiça e Fundação Paulo Bonavides, no período de 23 de março de 2001 a 13 de abril de 2002, perfazendo 360 horas/aula
– Integrante da Organização do XII Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor – MPCON, realizado no período de 04 a 06 de setembro de 2012 em Fortaleza.
– 18ª Conferência Anual da Associação Internacional de Promotores e Procuradores de Justiça, na cidade de Moscou, Rússia, no período de 8 a 12 de setembro de 2013.
– XX Congresso Nacional do Ministério Público em Natal – RN, realizado no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2013.
– III Encontro Regional da 3a Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do Ministério Público Federal, realizada em São Luís (MA), nos dias 13 e 14 de novembro de 2013.
Está a frente do processo de modernização do prédio do Decon e de projetos de modernização informática, entre os projetos Decon Viajante, Decon para Idosos. 
Com informações do www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim