Acilon é cidadão fortalezense


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entregou do Título de Cidadão de Fortaleza ao médico, prefeito de Eusébio  e ex-presidente da CMFor (1997-1998), Acilon Gonçalves (foto André Lima).
A comenda foi proposta pelo projeto de decreto legislativo 004/2018, de autoria do vereador Adriano Bento (PATRIOTA), subscrito pelos vereadores Salmito Filho (PDT), Acrísio Sena (PT), Benigno Júnior (PSD), Professor Elói e Ziêr Férrer (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.
A sessão foi comandada por Salmito Filho e a mesa solene contou com as presenças de deputado estadual Bruno Gonçalves; Paulo César Feitosa, vice-prefeito do Eusébio licenciado e presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece); Marta Gonçalves, vereadora licenciada de Fortaleza e coordenadora especial de Politicas sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza; e pelo vereador Adriano Bento.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, Adriano Bento destacou que essa homenagem é o reconhecimento que o povo de Fortaleza faz ao médico humanista, Acilon Gonçalves, por toda sua trajetória. “Um homem que abdicou da sua vida particular, a exemplo do pai, para cuidar de quem mais precisa. Sua carreira começou aqui em Fortaleza. Além de ser um grande homem publico, ele vai além dos seus limites para cuidar das pessoas, e é por isso que a cidade de Fortaleza reconhece esse médico, e sua trajetória ao longo dos seus 30 anos de vida pública. O seu currículo fala por si só, mas quero ressaltá-lo ao povo de Fortaleza e do Eusébio, que o acolheu para ficar a frente três vezes da prefeitura. O Eusébio é reconhecido não só no Ceará, mas no Brasil por ter a melhor educação do Estado do Ceará”.
Segundo Adriano, como médico que traz vidas, Acilon é reconhecido nos quatro cantos do Ceará por sua dedicação as questões do povo cearense. “Deus destinou a ele, a mesma missão dada ao seu pai. Como ex-presidente desse Poder Legislativo, sempre teve o zelo pela coisa pública. Como deputado foi um dos mais atuantes nas causas sociais, em especial na saúde pública. Exerceu cargos importantes na área de saúde, na gestão Cid Gomes, e por ter cumprido com êxito sua missão como secretário-executivo de Saúde do Estado, tornou-se um nome consagrado na política do estado do Ceará.”
“A cidade de Fortaleza reconhece de forma simples essa pessoa que veio de Aurora, e que ao lado de sua esposa Marta Gonçalves e de seus dois filhos, que também são médicos, muito tem feito pelo povo de Fortaleza e do Eusébio. Saúdo o deputado Bruno, que tem tido uma atuação brilhante na defesa da saúde e dos profissionais da segurança pública. O Breno tem um futuro brilhante na medicina. Esse título, além de aumentar a responsabilidade, aumenta seu compromisso com o povo de Fortaleza.”
“Estão aqui pessoas que reconhecem esse homem público, que faz política porque gosta. E isso nos motiva a dizer que o povo de Fortaleza reconhece legitimamente, através da CMFor o médico, humanista, prefeito, deputado estadual, vereador, como cidadão de Fortaleza. Esse título sem dúvida nenhuma nada mais é, que o reconhecimento de tudo que Acilon representa para a cidade de Fortaleza. Sua capacidade de estar ali cumprindo uma missão na medicina, mesmo como prefeito, não deixou de atuar e trazer vidas a luz do mundo. Por diversas caminhadas no Eusébio, podemos dizer que a cidade de Fortaleza tem o orgulho de tê-lo como cidadão. Quero desejar ao médico Acilon, saúde, paz garra e determinação, que ele continue a lutar não só pelo povo de Fortaleza, mas pelo povo do Ceará”, finalizou.
Após receber o título de Cidadão de Fortaleza, Acilon Gonçalves, saudou os presentes. “Quando entro numa solenidade dessa, fico com a voz trêmula e arrepiado. Eu sai da Aurora aos 10 anos de idade, em 1967, mas a Aurora nunca saiu de dentro de mim. Continuo amando aquela terra, com toda a força, e sempre busco o desenvolvimento daquela cidade. Tive um sentimento forte ao receber o título de cidadão de Eusébio. Foi um reconhecimento ao trabalho de médico e político, mas quem anda por lá vê que é um sentimento de amizade que aquela cidade tem por mim. Sou feliz por ser filho do Eusébio”.
“Mas hoje, Adriano Bento, você me dá uma felicidade ímpar. Nos meus 61 anos, passei 36 anos morando em Fortaleza e 15 no Eusébio. Além de ter sido criança, adolescente, comecei minha vida profissional na cidade. Ontem e hoje estive no IJF e HGF e estando nessa cidade, vi a grande quantidade de partos que aqui fiz. Encontrei 22 pessoas de quem fiz os partos. São 30 mil partos só em Fortaleza, principalmente nas camadas menos favorecidas. O amor a medicina transborda qualquer outro sentimento e faz agente sempre só ver o bem que se esta fazendo a alguém. E é com esse sentimento que agente sempre se sente insatisfeito e querendo mais, que é lutar contra as adversidades. E ai entramos na política”.
“Eu tive a felicidade de presidir essa casa em 1997 e 1998, em um momento que enfrentamos muitas turbulências, existia na época uns movimentos organizados que cercavam o Legislativo tentavam apedrejá-lo. E nós buscamos a ferramenta maior, que é o dialogo, que o senhor Salmito Filho continua na atualidade. Inauguramos ainda na Antonele Bezerra, o ponto de escolha para a população negociar as suas diferenças. Foi aqui nesse parlamento que eu aprendi a ser administrador. Parece brincadeira. Foi legislando que aprendi a administrar. Foi aqui que acompanhando as grandes administrações municipais aprendi que o Tempo Integral é a ferramenta fundamental para a vida”, enfatizou.
Aqui naquela época não tinha escolinhas, a dona Fátima, fez no Parque São José a escolinha Acilon Gonçalves. Aqui discutimos o Sistema Único de Saúde na sua implantação. Hoje me sinto com doutorado em saúde pública, doutorado pela vida. Acompanhei o nascimento do SUS até sua maturidade, que é hoje. É preciso que o Governo forneça alterações e garantia de recursos obrigatórios para que a saúde pública possa acontecer. Até hoje ela acontece devido os médicos abnegados”, frisou.
Acilon disse que foi na Câmara que aprendeu que deveria ter uma mudança no sistema de transportes. “Aqui assinei a lei que legalizava os mototaxistas, no momento que os empresários se reuniam para não deixar uma categoria popular se implantar como profissão, hoje eles são realidade em todo Brasil. Legalizamos o transporte alternativo. As 320 topiques, e com tudo isso, eu ainda percebia que muitos queriam ir e vir no transporte e não tinham dinheiro. Iam a pé ou de bicicleta. Foi preciso estar no Eusébio para criar o sistema gratuito para todos, sendo exemplo para o Brasil. Com 1% dos recursos de uma cidade você faz isso”, revelou.
“Relembrando o sistema de saúde resolvi em 2009 ousar mais. Quando a pessoa quer fazer o mal ninguém impede, mas quando alguém quer fazer o bem ai aparece um turbilhão para não deixar. Criamos a Assessoria sobre Drogas e a Secretaria de Segurança Municipal, as primeiras do Ceará. Ai apareceu o Ministério Público dizendo que ela inconstitucional e hoje é realidade”, pontuou.
“Eu já defendia um sistema único de segurança pública para o Brasil. Eu defendi em 2009 no Espírito Santo. Hoje vejo o Governo Federal abraçando essa bandeira. Então logo logo vamos ver um sistema único. Nós estamos implantando nos próximos dias no Eusébio, um sistema de resposta rápida. Mais uma vez a saúde me ensinando a fazer segurança. Um time de respostas rápidas. Um setor vai capitar os problemas da cidade e vai disparar o combate ao sistema, através de uma rede de computadores. Quero convidar todos vocês para uma vez por mês participar do Gabinete de Gestão Institucional do Município (GGIM), trazendo os problemas da cidade e no dia seguinte o aparelho de segurança irá resolver, isso para mostrar ao Estado do Ceará que é possível transformar essa situação de segurança”, argumentou.
“Mais uma vez essa cidade de Fortaleza ajudou a administrar o Eusébio. Hoje sou filho de Fortaleza, mesmo amando Aurora e tendo Eusébio no coração, esse título aumenta minha responsabilidade por Fortaleza, não ficarei de fora de nenhuma discussão que essa cidade venha a discutir a partir de agora”, conclui.
Após o encerramento da sessão Salmito Filho disse que recebeu com entusiasmo a declaração de Acilon se colocando a disposição para discutir os problemas de Fortaleza. “A boa experiência de gestão publica do município e Eusébio, é uma referência para todos. Por isso, queremos discutir e trocar ideias com o nosso homenageado, pelo exemplo exitoso que é o Eusébio hoje. Portanto, está lançado o nosso bom desafio, de trocarmos experiências como Região Metropolitana. Tivemos uma discussão inicial. Conversamos sobre a possibilidade de os municípios se articularem de forma administrativa, inclusive para capitar investimentos internacionais, que hoje somente Fortaleza e Caucaia podem fazer. Nós podemos fazer isso pelo nosso povo, pois já existe uma integração da população. Cabe a quem tem espírito público, como o nosso homenageado. Quem sabe logo após o período eleitoral agente comece esse bom debate com o prefeito, vereadores e a Assembleia. Acilon, você tem muito a servir e ensinar a todos nós”, finalizou Salmito.
Perfil - Acilon Gonçalves Pinto Júnior nasceu em três de março de 1956, na cidade de Aurora (CE), filho de Acilon Gonçalves Pinto e Maria Berenice de Sá. Fez até a quarta série primária no Grupo Escolar Monsenhor Vicente Bezerra, em Aurora. O primeiro grau foi concluído no Colégio Christus, em Fortaleza. Cursou Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em 1983 casou-se com Marta Maria do Socorro Barros, tendo dois filhos, Bruno e Breno Gonçalves. O primeiro exerce o mandato de deputado estadual. Começou a trabalhar inicialmente como professor no Colégio Piamarta, mas devido o curso de Medicina teve que abandonar a carreira de docente. Especializou-se em Ginecologia Obstetrícia. Atuou no Hospital Gonzaguinha da Barra do Ceará e na cidade de Caridade. Posteriormente especializou-se em Ultrassonografia.
A política sempre correu nas veias de Acilon, que acompanhava a carreira política do pai, que foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e chegou a assumir interinamente o Governo do Estado. Acilon candidatou-se pela primeira vez à Assembleia Legislativa em 1990 obtendo 10.500 votos ficando na suplência. Em 1992 candidatou-se a vereador de Fortaleza somando 4 mil votos pela legenda do PDC, obtendo cadeira no Legislativo da Capital.
Reelegeu-se em 1996, agora pelo PMDB, com votação superior a 9 mil votos. No biênio 1997/1998 exerceu a presidência do Legislativo Municipal, vencendo na época o candidato apoiado pelo prefeito Juraci Magalhães – José Maria Couto (PFL).
Em 1998 concorreu pela segunda vez a uma cadeira na Assembleia Legislativa sendo eleito com votação de 45.235 votos. Em 2004 elege-se prefeito do município do Eusébio com 13.345 votos (59,22% do total de votos válidos). Em 2008, Acilon é reeleito com 81% dos votos válidos. Em 2012 elegeu seu sucessor, Arimatéa Júnior. Em 2016, Acilon retorna a Prefeitura de Eusébio de forma consagradora, com 81,20% dos votos, para dar continuidade a escalada de desenvolvimento do município.
Com informações do www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim