Areninhas para Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana lançaram nesta quinta-feira o pacote de construção de 16 novas Areninhas na cidade de Fortaleza. A Ordem de Serviço para a construção da Areninha do Sítio Córrego, no bairro Mondubim, na Regional V, foi assinada, durante a solenidade que ocorrerá no Sítio Córrego, na Rua Seis com Rua Dez. As obras fazem parte do conjunto de ações integradas entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Projeto “Juntos por Fortaleza”.
A Areninha Sítio Córrego receberá grama sintética, alambrado, redes de proteção, iluminação, arquibancadas, depósito, vestiários, acessibilidade e paisagismo. O entorno do campo também foi requalificado e ganhará iluminação pública com luz branca, academia ao ar livre, parque infantil, bancos, cachorródromo, quadra poliesportiva, quadra vôlei de praia e meia quadra de basquete, além da recuperação da ponte existente sobre o Riacho Martinho, transformando-se em uma área recreativa para diversas atividades.
A parceria entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza possibilitará a instalação de 16 novas Areninhas na Capital, ao longo do ano de 2018. O Projeto Areninhas instituído pela Prefeitura de Fortaleza a partir de junho de 2014, está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. Para isso, nas novas Areninhas também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel).
Atualmente, Fortaleza já conta com 22 Areninhas inauguradas e entregues à população. São elas: Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Genibaú (Campo do Sevilha), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio São João, Barra do Ceará (Campo do Grêmio), Rodolfo Teófilo (Campo do Novo Ideal), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana), Planalto Ayrton Senna e Grande Bom Jardim.
Capital e Interior
Desenvolvidas pelo prefeito Roberto Cláudio como equipamento de lazer e, sobretudo, desenvolvimento social, as Areninhas ganham apoio do governador Camilo Santana para transformar a realidade em um número maior de mais comunidades em todo o Ceará. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 100 milhões na construção de 49 Areninhas no Interior. As obras são executadas pelo Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as prefeituras, que doam os terrenos. A iniciativa visa propagar nova dinâmica social nas cidades cearenses, com estrutura para prática esportiva e lazer da população.
As Areninhas contemplam espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.
Os municípios cearenses contemplados com o Projeto Areninha são: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas Areninhas), Crateús, Crato (duas Areninhas), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas Areninhas), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas Areninhas), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.
Para além das Areninhas, o Governo do Ceará também finaliza a licitação para a construção dos Campinhos, equipamento que tem estrutura menor do que as Areninhas, mais similar aos campos de futebol society, para construção em áreas menores em municípios que não receberão Areninhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combate à Aids

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto