Aumenta índice de confiança do consumidor de Fortaleza

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), divulga amanhã (11) o resultado das pesquisas:Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) e o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC).

O Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou elevação de +0,3%, passando de 103,4 pontos, em março, para 103,7 pontos neste mês. O resultado do ICC foi influenciado pelo crescimento do Índice de Situação Futura, com aumento de +2,4%, passando de 105,4 pontos para 108,0 pontos no período analisado. Já o Índice de Situação Presente teve redução de -3,0%, atingindo o patamar de 97,3%.
Em Fortaleza, a pesquisa revela que, em abril, 41,9% dos entrevistados mostraram disposição para a compra de bens duráveis. Dentre aqueles que demonstram maior otimismo, destacam-se os consumidores do gênero masculino (43,2% dos entrevistados afirmam que abril bom momento para compra de bens de consumo duráveis), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (44,5%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (50,5%).
A pesquisa também revela que 59,5% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano – praticamente a mesma taxa do mês anterior (60,2%). Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 78,1% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.
O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 57,5% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das incertezas ainda existentes do quadro de recuperação e das dúvidas do cenário político.
A taxa de pretensão de compras teve aumento de +2,6 pontos percentuais, passando de 33,6%, em março, para 36,2% neste mês e com a taxa se situando acima da observada no mesmo mês do ano passado (34,6%).
O valor médio das compras é estimado em R$ 298,95 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo feminino (37,8%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 25 a 34 anos (44,5%) e com renda familiar acima de dez salários mínimos (58,9%).
Sobre a pesquisa - O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará – ICEC do bimestre março/abril teve leve redução de -1,2% no sentimento geral de confiança dos empresários, com o índice passando de 105,9 pontos, no bimestre passado para 104,7 pontos na medição atual.
Apesar da queda, o indicador permanece no campo que indica otimismo (acima dos 100 pontos) e houve crescimento dos Índices de Situação Presente (+2,2%) e Situação Futura (+1,8%). 
O componente Índice de Situação Presente - ISP teve crescimento de +2,2%, saindo de 65,9 pontos no bimestre janeiro/fevereiro para 67,3 pontos neste período. O índice permanece no campo que indica pessimismo (abaixo dos 100 pontos), influenciado pelas péssimas condições da economia nacional no último ano, apesar dos empresários afirmarem que percebem melhoras em suas empresas, ou seja, a recuperação está em curso.
As perspectivas para o futuro, refletidas no Índice de Situação Futura – ISF, melhoraram +1,8%, com o índice passando de 133,5 pontos no bimestre anterior para 136,0 pontos nesta medição. Os empresários acreditam na melhoria das condições de suas empresas, com 96,8% dos entrevistados esperando momentos melhores nos próximos seis meses e 98,3% antevendo crescimento das vendas.
O Índice de Confiança do Empresário (ICEC) é indicador antecedente, apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresariais do setor do ponto de vista do empresário. Ele pode ser dividido em três indicadores; Índice de Situação Presente (ISP) Presente, Índice das Expectativas Futuras (IEF) e Índice Geral (ICEC).
Índice atual: diz respeito às condições atuais da economia brasileira, setor de atividade e da empresa em um prazo de até́ trinta dias.
Índice Futuro: calculado com base na opinião dos empresários no que concerne as expectativas em relação ao setor de atividade e da empresa em um horizonte
temporal de onze meses (com exceção dos próximos trinta dias). Índice Geral: é o indicador antecedente das variações na demanda agregada da economia. É um valor ponderado entre o Índice Atual e o Índice Futuro.

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