CMFor homenageia jornalistas e radialista


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou ontem à noite sessão solene  (foto André Lima) em homenagem ao Dia do Jornalista.
A solenidade foi proposta pelo requerimento 4511/2017 de autoria do vereador Evaldo Costa (PRB), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

A Mesa Solene foi composta pelos jornalistas: Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI); Ana Márcia Diógenes; Dina Sampaio; Marcos André Borges, Samantha Marques; João Marcelo Lima Pedrosa, representando in memoriam o jornalista Landry Pedrosa; todos homenageados com Tom Barros.
Em sua saudação Evaldo Costa disse que faz uma justa homenagem. “A Associação Brasileira de Imprensa escolheu o dia 7 de abril, em homenagem ao jornalista Libero Badaró, fundador do jornal Observador Constitucional, em oposição ao Poder Imperial. Ele foi vítima da covardia e truculência dos seus adversários, vindo a morrer em 1830. Nos primórdios do jornalismo no Brasil, já mostrava-se os riscos, obstáculos e desafios da atividade. Badaró foi mártir e uma frase define seu caráter: morre um liberal, mas nunca a liberdade”.
“Nesse caminho muitos se notabilizaram sofreram perseguições e perderam suas vidas, mas contribuíram para o jornalismo brasileiro, em todos seus segmentos. Deve-se aos jornalistas reconhecimento pela importante missão que servem a sociedade, o direito a livre informação, mesmo dentro de uma aparente normalidade, como a atual. Não aceitamos o que não deve ser aceito, lutamos por mudanças e por isso somos necessários e imprescindíveis para a liberdade democrática. O jornalismo é reconhecido pelas democracias mais avançadas como o quarto poder. Os profissionais de comunicação formam uma categoria peculiar, por levar a informação verdadeira a uma sociedade carente de informação”, disse.
O vereador observou que hoje a profissão cumpre função de formação nos novos quadros nas universidades, gerando novo mercado de emprego. “Por tudo isso, estamos aqui nessa noite homenageando profissionais, que tem como princípio norteador a responsabilidade social. Esse também é um momento para refletir sobre esse segmento. Viver da comunicação, é se alimentar da paixão, da coragem e porque não, da rebeldia”.
Destacou que para Gabriel Garcia Marques, “o jornalismo é uma paixão insaciável, quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, a emoção do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que significa esse mister. Ninguém que nasceu para isso, poderia continuar numa profissão tão voraz. Isso que define o jornalismo e seus profissionais, que abraça com vigor o trabalho, que ama e muitas vezes é incompreendido. Hoje a informação está no topo dos interesses da sociedade”, asseverou.
“Estamos hoje distinguindo seis profissionais que se destacam em suas áreas de atuação e em nome dos homenageados parabenizo a todos que fazem da noticia o principal instrumento de democracia aqui no nosso estado do Ceará”, complementou.
Após a entrega das placas comemorativas aos homenageados da noite, falou em nome Marcos André Borges. “Os combativos jornalistas que estão nas redações assumem esse papel de levar a informação ao povo. Hoje não digo que sou jornalista, mas consultor de comunicação. O jornalista exerce seu papel de fato é no batente da redação. Pois ai seu compromisso é diretamente com o público”, revelou.
Disse que sua intenção não é fazer discurso, mas agradecer a iniciativa. “Me sinto muito honrado de estar nesse rol de pessoas tão importantes, com história bem mais longa e que servem de exemplo para nós. Peguei peculiaridades de cada um. Ana Márcia, tive o prazer de ser repórter do jornal O Povo, e foi um momento profícuo de aprendizado e vivíamos num clima de sintonia e de amizade. Fico feliz em ver que a Juliana, filha dela, segue nessa trilha. Ana Márcia tem dado uma importante contribuição na Academia, foi a primeira mulher cearense a assumir um cargo de secretaria de Redação”.
“Landry Pedrosa, não tive oportunidade de trabalhar com ele, mas reputo como um dos maiores profissionais nessa área que foi o jornalismo policial, tendo conquistado o Prêmio Esso. Fazia com muita propriedade o jornalismo investigativo”.
“Liduina Saraiva casada com o inesquecível Moreira Neto. Ela está a frente da Tribuna Band News, que dirige com maestria. Fico muito feliz em também tê-la aqui ao lado como homenageada. Samantha Marques remonta os tempos do meu universo infantil. Quem não conhece a voz de Samantha. Cresci ouvindo e nunca tinha tido esse prazer de conhecê-la pessoalmente. Esteve sempre na vanguarda e tornou-se um marco na história do rádio cearense”.
“Tom Barros é um profissional que acompanho muito antes de pensar em fazer a faculdade de comunicação e que sempre nutri uma admiração enorme. Desde criança passei a ir aos estádios com meu pai, e ficava ouvindo sua narração extraordinária, seus comentários ponderados e sensatos. É considerado como um lorde da imprensa cearense. Quem conhece sabe disso. Muito bem-humorado, versátil, atua em rádio, jornal e televisão. Se orgulha do bairro que abraça que é a Gentilândia”. concluiu.
Em seguida falou o jornalista Tom Barros. “Estamos aqui numa homenagem simples e singela é esse o sentido que agente quer. Quem na sua profissão não se sente feliz pelo reconhecimento publico por seu trabalho. Creio que o que sinto agora é o que meus companheiros estão sentido. A labuta de anos e anos, e as dificuldades. Quem pensa que é só glamour não tem noção das dificuldades do dia a dia. Estou com 71 anos e sinto uma situação diferente. Vi na minha vida, logo que entrei em 1964, tive o desprazer de ver lacradas as casas legislativas e agora estamos vivendo um momento de transição difícil e dentro da dificuldade de cada um está a dificuldade do jornalista em mostrar o que ocorre nos bastidores. É melhor criticar com as casas legislativas abertas do que não poder criticar com as casas legislativas fechadas. Essa homenagem chega no momento que somos chamados para levar a informação verdadeira, diante das fake news, Vamos continuar desde que haja necessidade, com coragem para mantermos acessa a chama o compromisso com a liberdade e a democracia”, pontuou.
“Como disse o Guilherme de Brito, na música ‘Quando eu me chamar saudade”; bom é receber homenagem em vida. Estamos tendo esse prazer de receber, por iniciativa do vereador Evaldo Costa. Nosso agradecimento a todos. Fica registrado o compromisso de cada profissional com a verdade, liberdade e com a democracia, porque através disso poderemos ter um país muito melhor”, concluiu.
Com informações da CMFor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim