Inaugurado Memorial de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou hoje o Memorial do Paço e entregou a Medalha Iracema a três personalidades cearenses: jornalista Adísia Sá, arquiteto Liberal de Castro e o cantor Raimundo Fagner (foto Marcos Moura).
O Memorial do Paço conta com quatro salas com exposições das obras pertencentes ao acervo de arte do Município, troféus e premiações concedidos à Prefeitura e pinturas que retratam os ex-prefeitos da capital cearense. O memorial é aberto ao público, que poderá, além da visita física, interagir com a história e seus personagens por meio de um aplicativo.
Desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), o aplicativo "Memorial do Paço" dá à população acesso a todas as informações histórico-culturais do Palácio João Brígido. Para utilizar a ferramenta, o usuário deve baixar o programa em um smartphone ou tablet e fazer um cadastro. A princípio, o aplicativo, que é oferecido no sistema Android, dispõe da visualização do Palácio em 3D, bem como guia e mapa, onde poderão ser vistos os próximos passos da visita e QR Codes que contarão a história de cada obra do local.
“É um espaço de promoção da arte, da cultura e da história do Paço. Todos os espaços serão abertos ao público para que os Fortalezenses tenham acesso ao passado e presente de Fortaleza, por meio do Paço Municipal. Numa segunda etapa, iremos estender essa visitação aos jardins do Pajeú, inclusive como parque público para a Cidade”, explicou o Prefeito.
Em duas salas, Espaço Heloísa Juaçaba e Espaço Bispo Manuel da Silva Gomes, ficarão expostas 20 obras do acervo de artes da Prefeitura de Fortaleza. Entre gravuras, pinturas e esculturas, apresentam-se obras dos seguintes artistas: Afonso Lopes, Aldemir Martins, Aldírio Ribeiro, Arthur Luiz Piza, Barrica, Bernardo Cid, Cláudio Tozzi, Descartes Gadelha, Eduardo Eloy, Francisco de Almeida, Heloísa Juaçaba, Lira Juraci, Raimundo Cela, Renina Katz, Roberto Galvão, Sebastião de Paula, Sérvulo Esmeraldo, Sinhá d'Amora, Vicente Leite, Zé Pinto e Zenon Barreto.
No Espaço Manuel Francês, em outra sala do Paço Municipal, estão expostas 43 pinturas do artista plástico Ernane Pereira, retratando todos os prefeitos de Fortaleza durante o período republicano, desde o Capitão José Freire Bezerril Fontenelle até o atual prefeito, Roberto Cláudio. Já na Sala Documental, ficarão exibidos os troféus, certificados e premiações concedidos à Prefeitura de Fortaleza, além de documentos históricos ligados ao surgimento da Cidade.
O memorial estará aberto para a visitação do público na primeira edição da Ciclofaixa Cultural, durante a manhã de domingo (15), das 8 às 11 horas. A atividade, que faz parte da programação especial em comemoração ao aniversário de Fortaleza, permitirá aos visitantes conhecer os espaços recém-abertos e outros equipamentos culturais do Centro da Cidade, como a Casa Barão de Camocim, Casa de Juvenal Galeno, o Forte de Nossa Senhora de Assunção, entre outros. Ao longo da semana, a visitação ficará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim