Servidores da CMFor recebem capacitação do Fortaleza Online

Os assessores e servidores dos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) recebem capacitação de servidores da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), para conhecerem e usar o portal Fortaleza Online, sistema que atende ao cidadão de forma que obtenção de licenças e autorizações sejam solicitadas via Internet (foto Erika Fonseca). O objetivo é fazer com que o portal seja mais utilizado e conhecido pelas outras pessoas.

A gerente da Célula de Edificações e Posturas da Seuma, Astrid Câmara, explicou que a Secretaria já levou a capacitação do portal a segmentos da indústria, do ramo imobiliário, construção civil e também para alguns escritórios de Arquitetura. Astrid Câmara relatou que o envolvimento de vários órgãos em torno do sistema vem gerando um feedback bastante positivo.

Astrid comentou que o Fortaleza Online é um sistema que descomplicou a legislação urbanística e que dá uma resposta gratuita e imediata. “Lá mostra o que está na lei. É uma ferramenta que democratiza a legislação urbanística a todos. O portal descomplicou ao ponto de qualquer cidadão poder consultar a legislação com apenas 3 informações, dentre elas, o IPTU e a área que ela quer ocupar. O sistema fornece uma resposta imediata, sem custos e diz se é possível ou não se instalar o empreendimento no local”, exemplificou.

A Gerente da Célula de Edificações da Seuma explicou que o sistema não é à prova de falhas, e que quanto mais pessoas utilizarem o Fortaleza Online, melhor ele ficará. “A medida que as pessoas utilizam, elas dão um feedback para que possamos promover melhorias nele”, destacou.

Marcio Pontes, um dos assessores parlamentares que estavam sendo capacitados pelos representantes da Seuma, parabenizou o órgãos pela criação do portal e acredita que a ferramenta facilitará tanto a vida do cidadão quanto da Prefeitura. “Os vereadores recebem várias demandas, e este é o primeiro canal de diálogo com a população e o Poder Público. Então com essa capacitação nós vamos também ser capazes de informar para a população sobre como funciona o sistema. São vários serviços que podem ser feitos online sem burocracia facilitando tanto a vida do cidadão como o trabalho da Prefeitura”, comentou.

O Fortaleza Online oferece os seguintes serviços digitais: – Alvará de Construção Automático, Alvará de Funcionamento Fácil, Consulta Prévia de Adequabilidade Locacional, Isenção de Licenciamento Ambiental para Atividades, Plano de Gerenciamento de Resíduos, Isenção de Plano de Gerenciamento de Resíduos, Licença Sanitária, Certificado de Inspeção Predial, Isenção de Inspeção Predial e Isenção de Licenciamento Ambiental para Construção Civil. Você pode conferir o site AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim