Gustavo Cabral e Mário Cabral lançam livros em Fortaleza



Gustavo César Machado Cabral, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Mário André Machado Cabral, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e advogado da Advocacia José Del Chiaro, lançam, respectivamente, na próxima segunda-feira (14), as obras “Literatura Jurídica na Idade Moderna – As decisiones no Reino de Portugal (séculos XVI e XVII)”, e “Subdesenvolvimento e Estado de Exceção – O Papel da Constituição Econômica e do Estado no Brasil”, da Editora Lumen. O evento acontecerá a partir das 19 horas, na Faculdade de Direito da UFC.
No prefácio da obra “Literatura Jurídica na Idade Moderna”, António Manuel Hespanha, professor aposentado da Universidade NoVa de Lisboa e um dos maiores historiadores do Direito do mundo, destaca que o livro, além de original e bem fundamentado, abre o caminho para perspectivas novas, não apenas na historiografia sobre o Direito português na época moderna, como, mais em geral e num plano metodológico, para uma perspectiva nova da história do Direito e dos seus objetos. “Gustavo Cabral tem, assim, a dita de cair num campo quase inexplorado. Porém, é seu o mérito de o ter identificado, bem como a excelência com que o aborda, feita de rigor no tratamento das fontes, de consciência das dimensões teóricas e metodológicas do tema, e de conhecimentos muito vasto e atualizado de história comparada do Direito e da literatura jurídica na Europa. Por isso é que o tema deste livro interessa tanto à história da cultura erudita do Direito como à da formação das culturas jurídicas populares e dos seus padrões de regular e de resolver litígios” recomenda.
“O livro que o leitor tem em mãos é, sem dúvida alguma, uma das melhores reflexões sobre o dilema entre normalidade e exceção no contexto da teoria do subdesenvolvimento. Apesar da juventude, Mario André Machado Cabral apresenta um texto erudito e seguro sobre os impasses e desafios do nosso desenvolvimento”, diz Gilberto Bercovici, professor titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ao prefaciar a obra “Subdesenvolvimento e Estado de Exceção”.
Obras: “Literatura Jurídica na Idade Moderna – As decisiones no Reino de Portugal (séculos XVI e XVII)”, e “Subdesenvolvimento e Estado de Exceção – O Papel da Constituição Econômica e do Estado no Brasil”
Editora: Lumen

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim