Hospital César Cals realiza campanha de Doação de Leite

Na semana que antecede o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Hospital Geral César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, preparou uma programação especial dedicada às mães doadoras do Alojamento Conjunto, que continuam internadas; do Acolhimento materno, aquelas que já receberam a alta e continuam acompanhando os filhos na Unidade Cuidados Intensivos Neonatais (UTIN); e das mães externas, doadoras de leite.

“Queremos nessa semana toda, especialmente no sábado, com o mamaço, sensibilizar sobre a importância da doação de leite materno e destacar os benefícios do leite para os bebês que estão internados, diz Gilvânia Cambraia”, enfermeira do banco de leite. Ela explica que o leite materno possui anticorpos, vitaminas e nutrientes que ajudam no desenvolvimento e crescimento do bebê, diminuindo os riscos de infecção e reduzindo o tempo de internação.
A programação foi pensada para contemplar todas as mães, sejam as internas bem como as externas, com temas específicos a cada dia. Na terça-feira, 15, a programação foi iniciada com o Projeto ABC da Maternidade, com palestra sobre a importância da doação de leite humano, com pacientes da Casa da Gestante e alojamento conjunto, às 15h, na Casa da Gestante. Já na quarta-feira, 16, às 14h30, na sala de videoconferência, haverá campanha de doação de frascos de vidros e exposição dialogada sobre o tema: “Pasteurização: armazenamento e processo x amamentação cruzada”. Na quinta-feira, 17, é a vez da exposição dialogada com o tema “Retorno ao trabalho e amamentação continuada”, às 13 h, na sala de videoconferência. 
Hoje, a programação se estendeu durante todo o dia, com apresentação do Coral da Santa Casa de Misericórdia, no jardim em frente à capela e também no Recanto da Amamentação; às 9h30, as salas de videoconferência, houve a roda de conversa com o tema “Mitos e verdades sobre alimentos da lactante”; às 13h, um quiz sobre o tema “Mitos e Verdades sobre a doação do leite materno” animou as mães. O dia foi encerrado com o depoimento de mães doadoras e mães de filhos que foram beneficiados, na sala videoconferência.
E como encerramento da semana, no sábado, 19, Dia Mundial de Doação de Leite, será realizado Mamaço, ação para divulgação e sensibilização do aleitamento materno e doação de leite humano, na praça de alimentação, piso L3, no North Shopping Jóquei, na Avenida Lineu Machado, 419. Em seguida, roda de conversa sobre esclarecimentos em relação à amamentação e doação de leite. A ação é coordenada pela rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da FIOCRUZ, em parceria com o Ancar Ivanhoe. 

Programação: Semana do Dia Mundial de Doação de Leite Humano
Sexta-feira, 18 de maio
Apresentação do Coral da Santa Casa no HGCC
Horário: 8h30
Local: Em frente ao Banco de Leite;
Roda de conversa com a médica do Banco de Leite
Tema: Mitos e Verdades sobre alimentação da lactante
Horário: 9h30
Local: Vídeo conferência
Quiz
Tema: Mitos e Verdades sobre a doação do leite materno.
Horário: 13h
Local: Ambulatório, Bloco 400 e 700;
Depoimento de mães doadoras e receptoras de leite humano
Horário: 14h
Local: Sala de Videoconferência
Facilitador: (A definir)
Sábado, 19 de maio
Sala de espera
Tema: Doação de leite materno.
Horário: 8h as 11h30min
Local: Entrada do HGCC
Facilitador: Residentes ESP/CE
Mamaço
Local: North Shopping Jóquei
Horário: 15h
Local: Praça de Alimentação, Piso L3
Av. Lineu Machado, 419

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim