Mendes Júnior toma posse na Semace

Com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno, o novo superintendente estadual do Meio Ambiente, Carlos Mendes Júnior tomou posse.
Na ocasião, Bruno destacou o “momento histórico”, quando “pela primeira vez, em trinta anos, um funcionário de carreira assume o cargo de superintendente”.
O superintendente da Semace é natural de Jaguaribe, graduado em Saneamento Ambiental e especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Recursos Hídricos. Integrou a equipe técnica da Gerência de Controle Ambiental, onde chegou a gerente, em 2015. Atualmente, respondia pela Diretoria de Controle e Proteção Ambiental.
Mendes Júnior substitui o engenheiro florestal, Ricardo Araújo, que esteve durante oito anos no cargo. Araújo, que já foi superintendente do Ibama no Amazonas e no Pará, despediu-se desejando boa sorte ao sucessor. “Estou voltando para o Ibama, mas não vou esquecer a Semace”, afirmou. No final, recebeu uma placa de reconhecimento, oferecida pelos funcionários.
Quem é - O novo superintendente de 32 anos é especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Recursos Hídricos. Servidor concursado da Semace desde de 2010, integrou a equipe técnica da Gerência de Controle Ambiental, onde chegou a gerente, em 2015. Desde janeiro deste ano, respondia pela Diretoria de Controle e Proteção Ambiental.
Carlos Alberto Mendes Júnior assumiu prometendo modernizar a legislação e os processos relativos ao licenciamento ambiental. O objetivo é facilitar e dar segurança jurídica a servidores e empresários, e estimular o desenvolvimento econômico do Ceará com sustentabilidade. “A Semace tem um excelente corpo técnico e é com esse corpo técnico que eu quero contar, para a gente desenvolver um trabalho”, afirmou.
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniu ontem, quando foram discutidas as propostas de simplificação dos procedimentos de licenciamento para os empreendimentos de geração de energia elétrica de fontes solar fotovoltaica e eólica. A flexibilização do licenciamento vem sendo reivindicado pelo segmento das energias renováveis, desde o ano passado, para atualizar as normas em relação ao que se pratica nos órgãos ambientais de outros estados que concorrem diretamente com o Ceará na atração de novas usinas.
Duas minutas de resolução foram elaboradas pela Semace para atender o mercado, respeitando os limites impostos pela legislação federal e assegurando o desenvolvimento sustentável do Ceará. As propostas foram analisadas na sessão de fevereiro, quando o Conselho pediu novas informações à justificação de alteração das normas. O tema voltou à pauta da reunião de abril. Mas o colegiado aceitou o pedido de novos debates, com entidades que não têm assento no Coema, e a votação foi novamente adiada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim